Blog

Check-up: tudo que você precisa saber

Check-up: tudo que você precisa saber

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. Para preveni-las, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, com hábitos importantes como a prática regular de atividade física, o cuidado com o peso e a redução da ingestão de alimentos gordurosos e ricos em sódio. 

Apesar disso, o acompanhamento regular com o médico especialista e a realização de exames preventivos não podem ser esquecidos. É o chamado check-up cardiológico. Para entender melhor sobre esse assunto, continue a leitura do texto.

 

O que é o check-up cardiológico?

 

A palavra “check-up”, de origem inglesa, pode ser traduzida como “controle”. No campo da medicina, o termo serve para caracterizar uma consulta especializada em proporcionar uma avaliação completa do paciente, identificando precocemente doenças, o que é fundamental para aumentar as chances de cura.

O check-up cardiológico é uma avaliação médica rotineira e periódica e tem objetivo de diagnosticar doenças precocemente quando ainda não há sintomas e acompanhar doenças já instaladas para o adequado controle.

 

A avaliação parte de uma consulta inicial em que o médico analisa o estado de saúde geral do paciente e identifica o risco de desenvolver determinadas doenças. A avaliação clinica é individualizada e vai variar de acordo com o gênero, faixa etária, histórico prévio de doenças, história familiar e hábitos de vida. Atrelado a isso, faz-se necessário a realização de exames complementares laboratoriais e/ou de imagem, a depender de cada avaliação personalizada.

 

Por meio dele, existe a possibilidade de verificar se há algum tipo de problema com o funcionamento saudável do coração, bem como indicar o tratamento mais adequado de acordo com a alteração identificada e as características do paciente.

 

Quando fazer o check-up cardiológico?

 

Normalmente, é indicado que ele seja feito no início da vida adulta, especialmente quando há fatores de risco, como histórico familiar de doenças cardíacas, quadro de hipertensão, colesterol alto e diabetes. No mais, recomenda-se que homens e mulheres acima de 35 anos, mesmo na ausência de sintomas, procure um médico para realizar o seu primeiro check-up cardiológico.

Para aqueles indivíduos que já tem algum diagnóstico prévio, os exames de check-up também são importantes para o seguimento clinico em que o medico acompanha a evolução, a adaptação do paciente e a resposta ao tratamento. Além disso, sabemos que a medicina avança muito rápido em pesquisas e lançamentos de novos tratamentos. Sendo assim, é importante que o paciente mantenha a periodicidade nas consultas de retornos para atualizar-se nas opções terapêuticas e, se necessário, ajustar o medicamento.

 

Quais os principais exames do check-up cardiológico?

 

Diversos tipos de exames compõe o check-up cardiológico, são eles:

Exames laboratoriais: alguns como triglicérides, glicemia e dosagem de níveis de colesterol podem ser indicados, além de outros testes recomendados pelo médico de acordo com o histórico do paciente.

Eletrocardiograma: exame simples e não invasivo, faz parte da avaliação inicial do paciente. Por meio dele alguns diagnósticos podem ser feitos, como infarto, bloqueios, arritmias, entre outros.

Teste Ergométrico (teste de esforço): esse tipo de exame é utilizado para avaliar o funcionamento do coração quando submetemos o corpo a algum esforço. É considerado o tipo de teste mais utilizado no check-up cardiológico.

Uma vida saudável depende de cuidados e acompanhamento preventivo. Por isso, cuide da saúde do seu coração. 

Para mais conteúdos como esse, continue navegando no nosso blog!

Belo Horizonte/MG

Rua do Aimorés, 3018, Barro Preto. Edifício Neo Lider, Sala 908

Contato

    Todos os direitos reservados à Clínica Salus. Desenvolvido por Agência Salt.